Material

Todos os equipamentos de protecção devem estar limpos e em boas condições de forma a garantirem a protecção adequada. Eis alguns equipamenmtos de muita importancia no kickboxing:

Capacete
O capacete é obrigatório em combates amadores de Kickboxing. Deve ser feito de borracha, de espuma, plásticos macios ou de esponja compacta coberta por couro. Não são permitidos capacetes que cubram a face ou reduzam o campo de visão. O capacete apenas deve cobrir o topo de testa, topo de cabeça, têmporas, a parte superior de osso maxilar, orelhas e parte de trás de cabeça. O capacete não deve obstruir a audição de atletas.

Luvas
Dois tipos de luvas de protecção são usados nas competições de Kickboxing, com material esponjoso:


       

Ligaduras (Bandagem)
As ligaduras são usadas para enrolar os punhos de modo a evitar lesões.        






Protecção de dentes (Boquilha)
As boquilhas para protecção de dentes devem ser feitas de material de borracha macia e flexível. São permitidas protecções só para os dentes superiores ou para os dentes superiores e inferiores. A protecção de dentes tem que permitir a respiração e deve ser adaptado à configuração de boca do Atleta. O uso de protecção de dentes é obrigatório para todas as disciplinas, em todos os escalões etários, todas as categorias de peso e em todas as classes.


Protecção de Peito A Protecção de peito é obrigatória para todos os Atletas femininos juvenis, juniores e seniores e é obrigatório em todas as disciplinas. A protecção de peito deverá ser de plástico duro e pode ser coberto com material de algodão. Pode ser feita numa só peça e cobrirá todo o tórax ou em duas peças para inserção em soutien de modo a cobrir cada peito individualmente. É usada debaixo da T-shirt ou debaixo do top.


Protecção de Virilhas (Coquilha)
O uso de coquilha é obrigatório para todos os Atletas masculinos e recomendado para os femininos. A coquilha é feita de material plástico duro ou de aço (obrigatório para Muaythai e Thaikickboxing) e cobrirá completamente os órgãos genitais para proteger esta parte de corpo de ser de alguma forma atingida. A coquilha pode ser feita de forma a cobrir apenas os órgãos genitais, ou cobrir o baixo abdómen. As coquilhas são usadas debaixo das calças ou calções.



Protecções de Pés As protecções de pés são feitas de espuma de borracha sintética especial, compacta e macia, coberta por couro genuíno ou artificial. As protecções de pés devem cobrir a parte superior do pé, lateral, tornozelo e calcanhar – tudo numa só peça – com sola do pé aberta. Devem ser suficientemente longas (tamanho adequado) para cobrir o calcanhar e os dedos do pé completamente. Deverá cobrir até 5 cm acima do tornozelo. A parte dianteira do pé pela qual a protecção é presa é constituída por tiras elásticas. A protecção de pé é apertada por tiras de elástico adesivas parte de trás do pé, cruzando sobre o peito do pé e apertando sobre o calcanhar.




Cotoveleiras
As cotoveleiras são feitas de espuma de borracha sintética especial, compacta e macia, cobertas material elástico. As cotoveleiras devem cobrir toda a área do cotovelo.




T-shirts
As t-shirts normalmente são feitas de algodão, podendo ser de outro tipo de material, constituindo apenas um acesório de ringue.


Calções São usados por Atletas masculinos e femininos e o seu comprimento deve ser da cintura até meio da coxa. Os calções têm que ter um cós elástico, com o mínimo de 10cm de largura, de preferência com cor diferente dos calções.



Protecções de Tíbia As protecções de tíbia são feitas de espuma de borracha dura. A protecção de tíbia tem que cobrir a tíbia de abaixo do joelho ao topo dos pés. São fixadas à perna por um mínimo de duas tiras auto-adesivas elásticas. Nenhum tipo de fita de plástico é permitido por fixar as protecções às tíbias. Não são permitidas protecções de tíbia com elementos de metal, de plástico, de madeira ou quaisquer outros materiais duros.