Técnicas

Técnicas Defensivas:
A defesa é muito importante no Kickboxing e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Os pontapés circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídos geralmente com o antebraço.

Técnicas de Pernas:Os pontapés circulares e os pontapés frontais são os dois pontapés mais comuns no Kick Boxing. Os pontapés circulares do Kickboxing foram assimilados por diversas outras Artes Marciais. O pontapé circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. A canela é a parte mais forte da perna do lutador.

Saltar à corda:
É uma forma de exercício cardiovascular intervalado, com períodos de esforço cardíaco mais fortes alternados com outros mais fracos. Implica um impacto sucessivo no solo e uma intensidade (desgaste calórico) relativamente elevada.

Bloqueio Frontal:
O bloqueio frontal com a canela serve para bloquear pontapés laterais na direcção da coxa (low kicks) e baixo do abdómen.

Puxada Lateral no Clinche:
Esta é uma técnica ofensiva da modalidade, que consiste em agarrar o adversário no pescoço, puxando-o para baixo e desferindo um golpe com o joelho. Esta técnica é muito eficaz, podendo muitas vezes deixar o oponente K.O.

Pontapé Frontal :
Ergue-se o joelho da frente e depois estica a perna na direcção do oponente empurrando-o. Este golpe é muito eficiente para afastar o oponente, seja para fugir de seu ataque ou para desestabilizá-lo.

Joelhada com Salto:
Dentro das variações de joelhadas, as que mais chamam a atenção do público, são aquelas executadas com salto. Nesta técnica o lutador salta em direcção ao adversário, desferindo um golpe muito potente com o joelho.


Guarda:É o acto de levar os punhos até a altura do queixo, fechando os cotovelos próximos às costelas. Na base esquerda, a mão esquerda fica à frente; na direita, é o oposto.

JAB:Soco em linha reta, com a mão da perna da frente independente de base.

Directo:Soco em linha reta, com a mão da perna de trás independente da base.

Uppercut:Soco ascendente, utilizando uma movimentação corpo a corpo, com o Braço a uma pequena angulação de abertura,Visa o queixo do adversário.

Gancho:
Soco em direção ao tronco, utilizado numa movimentação corpo a corpo. Braço com uma média angulação de abertura. O objetivo principal é acertar as costelas e o plexo.

Bloqueios:
Ato de utilizar as mãos como barreira, mantendo sempre a guarda fechada.o momento do contacto do golpe a palma da mão fica voltada para cima.